O processo criativo é amplamente influenciado por uma variedade de fatores externos. Estas influências podem variar de pessoa para pessoa, o local onde uma pessoa trabalha pode ter um grande impacto em sua criatividade. Ambientes inspiradores, confortáveis e esteticamente agradáveis tendem a fomentar a criatividade, a cultura e o contexto social em que uma pessoa vive moldam suas ideias e inspirações. Normas culturais, valores sociais e tendências podem influenciar significativamente o processo criativo, tanto na forma de inspiração quanto na forma de pressão, as experiências de vida de um indivíduo, incluindo suas vivências, viagens, interações e desafios pessoais, servem como uma rica fonte de inspiração. Eventos significativos, sejam positivos ou negativos, frequentemente geram novas ideias e perspectivas.
A tecnologia fornece novas ferramentas e plataformas que podem expandir as possibilidades criativas. A internet, por exemplo, oferece acesso a uma vasta quantidade de informações, permitindo que os criadores descubram novas ideias e colaborem com outros de maneira mais eficaz.
O que queremos dizer é que essas influências externas interagem de maneiras complexas, moldando o processo criativo de maneiras únicas para cada indivíduo. Entender essas influências pode ajudar a maximizar o potencial criativo, seja através da manipulação do ambiente, da busca por novas experiências ou da exploração de novas tecnologias e colaborações.
TAXA DE PARTICIPAÇÃO POR ARTISTA:
A curadoria irá avaliar somente 150 portfólios para selecionar entre 8 e 25 artistas e prioritariamente com técnicas diferentes, sendo todos participantes maiores de 18 anos de idade.
O artista primeiro envia o seu portfólio para avaliação para o e-mail: artcurador@gmail.com e somente se for selecionado efetuará o pagamento da taxa de participação.
Valor da taxa de participação por artista: R$1.300,00 reais
Formas de Pagamento: Crédito, Débito, Pix, Boleto
A RESIDÊNCIA:
- A curadoria irá selecionar entre 8 e 25 artistas, priorizando técnicas diferentes para melhor desenvolvimento.
- Cada artista vai propor a criação de uma obra com a sua técnica ou técnicas, pensando em dialogar com outro artista participante ou não.
- A obra criada terá que interagir com a cultura local da região em Portugal, o que faremos um passeio para poder conhecer a arquitetura, costumes, elementos, arte e paisagens para que o artista possa adaptar a sua obra pensada e assim fluir a interação e ou composição.
- Todo processo criativo terá que ser registrado, passo a passo, por menor que seja, com o próprio celular ou equipamento disponível na galeria que todos poderão utilizar, assim podendo montar a cronologia da sua obra, desde os rabiscos, ideias, erros, acertos, recomeços e finalização da obra.
- Vamos estabelecer um cronograma de criação para cada artista, para que a duração seja entre os 5 dias.
- Entre os 5 dias todos terão 40 horas na galeria para poder criar, comprar materiais, visitar locais para captar o diálogo local e construir a obra (Cada artista poderá também levar o seu material próprio para não precisar comprar ou mesmo adquirir algo).
- As obras poderão ter tema livre e usar uma única técnica ou mesmo várias técnicas, texturas, superfícies, materiais, 2D, 3D, digital ou em audiovisual.
- Os artistas poderão criar desenho, pintura, colagem, fotografia, objeto, instalação, performance, vídeo arte, material audiovisual, e o que a criatividade permitir.
- As obras também poderão interferir no interior da galeria, sem nenhuma restrição, desde que não comprometa a segurança do local, podendo construir, mudar cor, acrescentar algo, tirar algo ou compor algo. Se adequando e respeitando o limite de criação para cada artista participante. Ficando o artista que fez a modificação responsável por entregar a sua parte da interferência na estrutura interior da galeria, como encontrou.
- Cada artista terá que criar 1 obra individual, podendo também colaborar com alguma obra de outro artista participante, desde que ambos estejam de acordo.
- Cada obra terá que conter um texto descritivo com no mínimo 10 linhas.
- Cada artista terá que descrever em formato de áudio, de forma detalhada e minuciosa cada material, contorno, movimento e o que desejar, para melhor compreensão e acessibilidade da obra para PCD.
- Cada obra terá que conter um título, técnica.
- A galeria disponibilizará artistas como auxiliares e melhor desenvolvimentos das dinâmicas.
- Ao final da residência artística, a obra do artista poderá ter o destino que o mesmo artista desejar, doar para alguma instituição, ficar como acervo ou mesmo comercializar.
- A produção da galeria irá criar um catálogo artístico impresso contendo todas as obras e a cronologia detalhada da obra e enviará 1 exemplar para o endereço do artista sem nenhum custo adicional.
- Cada artista participante receberá um Certificado de Participação.
- A galeria poderá comercializar o catálogo criado para contribuir com os gastos do evento, já que somos um coletivo independente e não possuímos patrocínio, conforme desejar sem nenhum ônus para os artistas.
ONDE SERÁ O EVENTO:
Galeria EURARTS PORTUGAL
Dias: 05,06,07,08,09-12,13,14 DE MAIO DE 2025.
Como somos um coletivo independente, dependemos fechar o número de participantes para assim arcar com os custos altos do evento, onde todos os gastos são em euros.
O evento será em um dos espaços da Galeria EURARTS em Portugal e que esteja disponível e com capacidade agradável.
O evento acontecerá no mês de Maio/2025, podendo ser prorrogado. A organização é soberana nas decisões e cada etapa do evento. Sempre com comunicação antecipada de até 2 meses.
Caso tenha desistência de participação após o pagamento da taxa de participação por parte do Artista em qualquer momento, não terá devolução da taxa de participação, já que o evento é coletivo e somente com todas as taxas arrecadadas que conseguiremos custear e cumprir os prazos, quando após a confirmação de pagamento o valor já começa ser destinado para pagar os gastos do evento.
Fica o artista participante responsável por acompanhar toda programação e prazos da produção.
O participante é responsável por acompanhar o e-mail de inscrição para obter as informações enviadas e definidas pela produção do evento.
CUSTOS DEMAIS QUE O ARTISTA TERÁ:
Fica o próprio artista responsável por todos os custos de deslocamento/documentação/visto/hospedagem/alimentação para a sua participação.
Relacionamos abaixo os possíveis gastos que terão com as empresas, contratações e órgãos que desejar:
Passaporte - documento solicitado pela imigração com no mínimo 6 meses para vencimento.
Passagem Aérea - ida e volta.
(INDICAÇÃO DE PASSAGENS ALTERÁVEIS)
Seguro Viagem - para os dias que ficará na Europa.
Comprovação Bancária - em média a pessoa terá que comprovar na imigração que tenha entre 80 e 100 euros por dia que estiver viajando.
Hospedagem - a permanência do artista na galeria será somente durante o desenvolvimento do projeto.
Transporte Local - para se locomover em Portugal.
Alimentação Local - para se alimentar em Portugal.
Material para Construção da Obra na Residência - para construir a obra que desejar na Residência Artística.
Atenção: Brasileiros não precisam de visto para entrar na Europa, porém os itens acima são obrigatórios e qualquer dúvida só verificar nos órgãos oficiais e confirmar quais documentos precisam no momento.
QUEM SOMOS:
Somos um coletivo independente de artistas e realizamos eventos artísticos e culturais pela Europa e Ásia. Temos 20 anos de experiência no mercado de produção.
Para conhecer nosso trabalho poderá observar no Instagram @eurarts e no site eurarts.com
COMO O ARTISTA PODERÁ CAPTAR PATROCÍNIO/APOIO FINANCEIRO:
No Brasil atualmente tem inúmeras formas para conseguir patrocínio, pois participar de uma residência artística internacional é uma contribuição fundamental e exemplar para todos artistas selecionados, já que não são todas artistas interessados e selecionados para alguma participação.
Ser selecionado para um evento internacional é fundamental para a carreira do artista, quando a interação com outras culturas e costumes diferentes, são verdadeiramente benéficos e inspirador, para o artista como pessoa e suas próximas obras, agregando valor ao seu trabalho.
Após confirmação de pagamento da taxa de participação para o artista selecionado, a produção irá enviar um documento com os dados do evento para que o artista possa solicitar ou até tentar patrocínio em prefeitura local da residência do artista, empresas ou seleções.
Somente com a taxa de participação paga que iremos emitir o documento e com validade somente para captar patrocínio/parceria. O documento não tem qualquer validade como visto ou autorização para entrar na Europa.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.